Conheça as curiosidades sobre os hospitais no Brasil

SAN_IMAGEM-BLOG-HOSPITAL

 

O Dia do Hospital é celebrado em 2 de julho, data em que se celebra a fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, litoral paulista, em 1945. A Santa Casa foi considerada um dos maiores hospitais do Brasil.

Para além da instituição, a data celebra os profissionais, médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos em saúde, dentistas, recepcionistas, faxineiros e profissionais que atuam na gestão desses espaços. Lembrando o trabalho que toda essa equipe realiza para manter o bom atendimento e o trabalho na saúde funcionando.

Qual a data de fundação do primeiro hospital do país?

O primeiro hospital do país foi criado em 1 de janeiro de 1545 por Braz Cubas. Localizado em Santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos, em referência ao hospital de mesmo nome localizado em Lisboa, Portugal.

Você sabe quantos hospitais existem no país?

De acordo com o relatório Cenário dos Hospitais no Brasil, realizado em 2019 pela Federação Brasileira de Hospitais, em janeiro de 2019, o país tinha 4.267 hospitais privados, entre eles, instituições sem fins lucrativos. Já o número de hospitais públicos é de 5.530, segundo dados de 2014 liberados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde.

E qual a quantidade de leitos disponíveis?

Ainda de acordo com o relatório citado anteriormente, o Brasil possuía 260.695 leitos em hospitais privados. A maioria está localizada na região Sudeste, que concentra 46,4% desses leitos. Já no SUS, o número de leitos de internação era de 313.498 em 2014. A estimativa da Organização Mundial da Saúde é de que a média global seja de 3,2 leitos por 1.000 habitantes.  Se somados o total de leitos no país, entre instituições públicas e privadas, com a quantidade de habitantes hoje no Brasil, que possui cerca de 210 milhões de habitantes, teremos uma média 2,73 leitos por 1.000 habitantes.

É claro que esses números podem mudar, já que de 2014 até hoje, algumas instituições de saúde foram fechadas.

Pandemia e a situação nos hospitais

Durante a pandemia do novo Coronavírus, o isolamento se tornou necessário para que os hospitais dessem conta de atender todos os pacientes. Já que, evidentemente, não existem leitos para todos. Se levarmos em consideração a rapidez de contágio da doença, podemos entender que a conta não fecha nas instituições públicas e nas privadas. Por isso, todo cuidado é essencial, para que os hospitais deem conta de atender todos os pacientes, aqueles com a Covid-19 e os que buscam atendimento médico para outras patologias.