Dia da Imunização reforça importância da vacinação

SAN_IMAGEM-BLOG-VACINACAO

O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação para a saúde das pessoas. Nesse período, órgãos de saúde e instituições do seguimento promovem ações e campanhas que incentivam a prevenção de doenças através da imunização.

A vacinação é fundamental para a saúde humana pois ajuda o sistema imunológico a produzir anticorpos que combatem agentes infecciosos e outras doenças que, como a Poliomielite, foram erradicadas graças à descoberta de vacinas. No Brasil, elas estão disponíveis na rede pública de saúde para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Campanhas de vacinação contra gripe são reforçadas durante a pandemia

Durante o outono e inverno, por exemplo, a incidência de doenças respiratórias é muito maior por conta das baixas temperaturas e redução nos níveis de umidade. Além disso, é nesse período que gripes e resfriados aumentam. Para evitar que o sistema imunológico da população fique fragilizado nesse período, o Ministério da Saúde reforçou campanhas de vacinação contra a gripe, especialmente das pessoas que pertencem ao grupo de risco.

Vacina H1N1 desenvolvida em 2019

A vacina contra H1N1 foi desenvolvida em 2009 e ajudou a Organização Mundial da Saúde a decretar o final da pandemia da doença, que se espalhava pelo mundo na época.

Estudos para descoberta da cura

É também através de uma vacina que se espera barrar a pandemia da Covid-19. O Centro de Controle de Pesquisas da China já está desenvolvendo uma vacina que apresentou resposta positiva para a criação de anticorpos em voluntários humanos, mostrando uma resposta segura. Até meados de maio, a Organização Mundial da Saúde já tinha registrado 118 fórmulas e oito delas já estão sendo testadas em humanos.

A imunização é um importante instrumento para erradicação de doenças e para a prevenção delas. E a população deve estar consciente de sua importância, cumprindo com responsabilidade o calendário de vacinas.