Maio amarelo: por um trânsito mais seguro

STR_BLOG_LO1_202005-maio-amarelo

A Organização das Nações Unidas decretou esta como a Década de ação para segurança no trânsito, escolhendo em maio de 2011 a cor amarela como símbolo para a campanha que busca conscientizar a população sobre a importância da preservação da vida no trânsito.

·         Movimento internacional: a campanha Maio Amarelo é um movimento internacional que tem como foco principal conscientizar a população para a redução de acidentes no trânsito e tem realizado esse trabalho desde 2011 através de ações educativas que são intensificadas durante o mês de maio.

·         Atenção: a cor amarela foi escolhida por ser o símbolo de atenção, além de ser considerada sinalização de advertência no trânsito.

·         A escolha do mês: com a escolha de maio para a realização das campanhas, o mês tornou-se referência mundial para a realização de balanços das ações feitas pelo mundo.

·         Década de ação para segurança no trânsito: o documento que definiu o período de 2011 a 2020 como a Década de ação para segurança no trânsito, foi elaborado com base em estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou aproximadamente 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países.

A direção defensiva como estratégia para frear o aumento no número de acidentes de trânsito pode contribuir para que os motoristas tenham mais cautela ao dirigir, colocando a vida de pedestres e as suas como prioridade e respeitem os limites de velocidade e sinalização. 

O Infosiga divulgou no início do mês de abril que as mortes por acidente de trânsito caíram 31,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números foram coletados entre os dias 24 e 31 de março, no estado de São Paulo, quando a quarentena começou.

Esses dados são um reflexo da diminuição na circulação de veículos por conta do isolamento social. E mostram não só a importância de uma política mais efetiva para controlar a quantidade de veículos nas ruas, como também evidencia que os motoristas podem contribuir para que o trânsito seja mais seguro quando seguem as determinações legais de velocidade.