Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

STR_BLOG_LO1_202004_3 (1)

O que representa ter segurança e saúde o trabalho? Já parou para pensar no quanto esses aspectos são fundamentais para o desenvolvimento de uma rotina de trabalho mais produtiva.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho, de acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, foi criado para homenagear as vítimas que morreram em uma explosão, ocorrida em uma mina de no estado da Virgínia, em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos.

Desde então, a atenção sobre a segurança e a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho foi intensificada com a criação de medidas que buscam oferecer boas condições no ambiente profissional com a implementação de políticas específicas e de fiscalização adequada.

Criar ações, leis, projetos e práticas voltadas para prevenir acidentes de trabalho são fundamentais são fundamentais, além de medidas que visam o bem-estar do trabalhador como a saúde ocupacional, que busca proteger o trabalhador à exposição a riscos ambientais, químicos, físicos e biológicos decorrentes das atividades profissionais.

A prevenção aos acidentes de trabalho, e isso não envolve somente fatores físicos, mas existem também doenças emocionais adquiridas no ambiente profissional como estresse, é fundamental e depende de um conjunto de ações que devem ser realizadas em conjunto por patrões, empregados e especialistas em saúde e segurança do trabalho. Chegando a um consenso sobre quais medidas são fundamentais para oferecer bem-estar sem deixar de gerar produtividade para os negócios.